quarta-feira, 16 de agosto de 2006

... Palmadas mas é nos dirigentes ...

... Com a confirmação da rescisão entre Jesualdo Ferreira e o Boavista e a consequente viagem do Bessa para as Antas, provou-se, uma vez mais, que os jornalistas estavam todos enganados, que os jornalistas apenas querem especular e que os dirigentes são todos sérios. Só isso explica as certezas dos dirigentes ao afirmarem que Jesualdo não sairia do Bessa esta temporada e que os jornalistas estavam a mentir. Alguns foram mesmo agredidos e para quê? Afinal quem mentiu não foram os jornalistas, não deverão as "palmadas" começar a ser dirigidas a quem realmente anda a enganar os adeptos, no fundo, a quem realmente as merece?...

quarta-feira, 9 de agosto de 2006

... Eurosport VERGONHA ...



... Uma vergonha aquilo que se passou, na repetição da sessão de ontem dos europeus de atletismo que a Eurosport está a fazer. No preciso momento em que ia iniciar-se a entrega de medalhas da prova de 100 metros, a emissão foi interrompida para publicidade e quando foi retomada já tinha sido a cerimónia. Pergunto se fosse um espanhol qualquer ou um inglês a receber o ouro e não um PORTUGUÊS teriam os senhores da eurosport interrompido a emissão? VERGONHA...

... Sicupira...




... Barcímio Sicupira é um bom amigo. Antigo jogador de futebol, com 19 anos era titular do Botafogo onde jogava com Jairzinho, Zagalo, Manga, Gerson e Garrincha entre outros. Nunca chegou à selecção porque, como ele próprio diz: "Naqueles anos o Brasil fazia três selecções e elas lutavam entre si pelos três primeiros lugares do Mundial, agora qualquer um joga no Timaço". Vive em Curitiba, uma das mais tranquilas cidades que conheço no Brasil, e é comentador de rádio e Tv, mas comentador mesmo e não como os de cá. Esteve na Alemanha a acompanhar o Mundial e depois viajou pela Europa. Veio até Lisboa, já não nos viamos desde 97 ou 98. Conhecemo-nos em 1993 no Equador durante a Copa América e foi fácil fazermos amizade, ele, o Sidney Campos, o Professor Kramer e o saudoso Lombardi Junior formavam a equipa do Rádio Clube Paranaense. Passaram os anos ficou a amizade e a admiração. Uma figura incontornável, com muitas histórias para contar...

... Que Jornalismo é este? ...




... Interrogo-me, ao ver as primeiras páginas de hoje dos jornais desportivos, sobre quais são os padrões que devem prevalecer no jornalismo português. Sempre me ensinaram que a noticia mais importante deve ser , sempre, aquela que merece destaque. Assim sendo e partindo desta verdade inquestionável, esperava ver nos escaparates a foto de Francis Obikwelu a encher as primeiras páginas. Pura ilusão, em alguns dos jornais quase que apenas com uma lupa se vuslimbra a noticia de que Portugal tem um campeão da Europa nos 100 metros. O destaque vai para o empate, sofrível, que o Benfica alcançou diante de um adversário da 3ª divisão do futebol europeu, e como se não bastasse até a foto é igual nos três desportivos. Que tristeza, que desilusão, que incompetência, será isto jornalismo ou subserviência a outros interesses?...

domingo, 6 de agosto de 2006

... Sou Livre! EU FUMO!!! ...



... Li e pasmei com esta noticia no Correio da Manhã. A Comissão Europeia, esse grupo de génios iluminados, considera que uma empresa que não queira contratar um funcionário por este ser fumador não está a violar a legislação europeia contra a discriminação no trabalho. É mais do que óbvio que estão sim a discriminar. A legislação europeia é omissa nesta matéria mas ainda assim a UE deixa ao critério dos Estados membros a aprovação, ou não, da legislação competente. Nada me parece mais reaccionário que esta decisão, ou melhor, esta forma subreptícia de permitir que uma empresa não contrate um profissional porque ele fuma. De resto a ONU e a OMS estão a afinar pelo mesmo diapasão esgrimindo argumentos perfeitamente disparatados. No dia em que a ONU obrigar os Estados Unidos a assinarem os acordos de Kioto, no dia em que a ONU conseguir, realmente, cumprir a sua obrigação e o Mundo estiver em Paz, então nesse dia, as suas opiniões deverão ser levadas em conta. da mesma forma, no dia em que a UE cumprir a sua obrigação e todos os Estados da União tiverem o mesmo nível de vida, quer na vertente económica, saúde e educação, então nesse dia poderá ser levada a sério, agora enquanto os mais poderosos fizerem o que lhes dá na real gana e a ONU baixar a cabeça, não vai ser a mim que virão dar lições de bom comportamento. Enquanto os nossos salários forem os mais baixos da UE, as nossas reformas não estiverem salvaguardadas e alinhadas pelos valores dos outros estados membros, a saúde devidamente defendida e com os mesmo parâmetros dos outros e a educação das nossas crianças se mantiver muitos patamares abaixo dos restantes membros da União, não respeitarei o que dizem.
Em Janeiro do próximo ano, a delação vai ser premiada, quem vir alguém a fumar num local público pode chamar a polícia e o fumador poderá vir a pagar multas avultadas. Deixo o exemplo do país aqui do lado. Inventaram uma lei, em vigor desde Janeiro deste ano, que dava aos proprietários de bares, cafés e restaurantes a opção de serems espaços fumantes ou não fumantes. Ao fim de 14 dias, 85% dos estabelecimentos que tinham optado por serem livres de fumo alteraram a sua opção. O mesmo se irá passar em Portugal, se houver liberdade para tal. Pela minha parte já comecei a optar, não frequanto locais públicos onde não se possa ripar do cigarrito. Já por mais que uma vez saí de restaurantes que não tinham zonas de fumo ou onde, pura e simplesmente, não se podia fumar e o que é curioso é que esses locais costumam estar às moscas e os outros com filas de espera....

sábado, 5 de agosto de 2006

... Cromos do Jet-set ...

... Esta semana tive uma reunião na redacção de uma das mais vendidas revistas de Tv em Portugal. Já lá havia estado dezenas de vezes, nomeadamente, quando fazia parte do grupo dos "cromos do Jet-set".
Quando lá cheguei já lá se encontrava o actual "rei dos cromos do jet-set". A conversa que estava a ter seria digna de figurar nos anais da superficialidade e é o exemplo, vivo, da capacidade, nula, que o nosso "Jet-set" possui, ainda mais grave é a confirmação cabal, se é que fosse necessária, da inexistência total de produtividade, talento e capacidade de trabalho.
Obviamente que por razões de índole moral e ética, até porque a conversa que escutei estava a ser mantida num âmbito pessoal entre o "personagem" e elementos da revista, não irá aqui ser divulgada. Apenas adianto que o talento alardeado pelo "senhor" em questão era o de atrair mais atenções nas encenações que produz ao chegar ao aeroporto de Lisboa e a outros locais publicos. A sua capacidade é a de atrair mais olhares que outras figuras dos "cromos do jet-set" que nem mesmo com chegadas em limusine conseguem fazer sombra ás suas aparições.
Pergunto se tal personagem paga impostos, faz descontos ou se simplesmente alguma vez trabalhou ou contribuiu para o bem estar comum.
Ontem à tarde, em conversa telefónica com um amigo, chefe de redacção de uma outra revista de televisão, perguntei o que era feito do Zé Maria, o tal das galinhas, a resposta foi um lacónico: "não se sabe nada dele, parece que está a trabalhar".
Fiquei espantado, quando alguém devia ser falado e elogiado por estar "apenas" a trabalhar e ter deixado o mundo dos "cromos do Jet-set", deixa de ser noticia.
Quando chegará o dia em que a competência profissional será, finalmente, valorizada?
Quando chegará o dia em que a incompetência e a inexistência de actividade cerebral deixará de ser glorificada?...

quinta-feira, 3 de agosto de 2006

... Libano e Enviados Especiais ...


... Vejamos se conseguem adivinhar de quem vos falo.
É já tradição, sempre que ocorre um conflito ou uma catástrofe, as televisões mandarem os seus melhores repórteres para o terreno. Assim acontece em todo o Mundo, ou melhor, em quase todo o Mundo. Em Portugal uma das nossas televisões consegue o feito, inaudito, de ignorar por completo a sua melhor repórter, nomeadamente no que a conflitos no Médio Oriente diz respeito, e manda segundas linhas que mantêm boas relações com a chefia (chefia mas pouco).
Sabendo-se que o ponto nevrálgico deste conflito se situa no sul do Libâno, não seria de estranhar que os jornalistas para lá se deslocassem. Só que nem todos assim fazem, um dele mantêm-se em Beirute e afirma a pés juntos que não se consegue fazer a viagem para sul, só que todos os outros lá estão. Como se não bastasse e após muita pressão lá foi o enviado especial um pouquinho a sul, mas mesmo assim as coisas não correram bem. Lá chegado e junto aos destroços de casas particulares, logo o jornalista se viu rodeado por uma multidão de, conforme ele próprio afirmou na reportagem, "guerrilheiros do Hezbollah". Os alegados "terroristas" queriam roubar-lhe o passaporte e a camera, isto segundo os relatos emocionados do enviado especial. Só que, como som de fundo, o bravo repórter deixou os gritos dos "guerrilheiros". Diz quem entende Árabe que na realidade o perigo foi enorme, é que os ditos "guerrilheiros" estavam a pedir ao valente repórter e ao seu operador de camera que os acompanhassem para verem no terreno os estragos e as vítimas, todas elas civis, provocados por mais um bombardeamento judeu.
O repórter em questão, que até é uma pessoa sensacional, deverá para a próxima não deixar no "canal 2 do áudio" o som ambiente pois assim evitará, por certo, mais situações embaraçosas como esta. Enquanto isso a melhor repórter da televisão portuguesa meteu baixa pois já se torna difícil enfrentar tanta humilhação e manter a dignidade e a saúde mental intactas.
Também que poderíamos esperar de "chefias" que, aos gritos afirmam, não querer um "bom alinhamento estragado com factos"...

quarta-feira, 2 de agosto de 2006

... Jorge de Brito



... Morreu Jorge de Brito, o Senhor Jorge de Brito. Desde que me conheço não tenho pejo em afirmar ter sido ele o melhor Presidente do Benfica.

Conheci-o bem, de resto no dia em que deixou de ser Presidente do Benfica estava eu, juntamente com outros jornalistas na sala de imprensa do velho Estádio da Luz, quando um funcionário me chamou para ir ao telefone, do outro lado da linha estava ele.

- Zé Carlos, queres uma entrevista comigo?

- É claro que sim presidente, estou na sala de imprensa à espera.

- Não vou aí, queres subir aaqui ao gabinete?

Chamei o camera, se bem me recordo era o Gonçalo Prego que estava comigo na Luz, e subimos ao seu gabinete, como seria de esperar Jorge de Brito foi igual a si mesmo.

-Perguntas tudo aquilo que quiseres, respondo a tudo.

Assim foi, 40 minutos de deslumbre, sem favores nem pedidos, recordo que já nessa altura, 1993, ele me disse.

- Se fosse mais novo negociava com a C.M.Lisboa, cedia-lhes estes terrenos e a Camara dava-nos outros em Monsanto e aí construía um Estádio novo, 50 mil lugares todos com cadeirinhas, aquecido, coberto para nunca chover lá dentro. Fazia um centro de estágio que honrasse o nome do clube. Já não tenho idade nem saúde, quem vier que pense e trabalhe para o Benfica da mesma forma que eu o fiz.

Infelizmente é aquilo que se vê...

Mais um Grande Homem que parte...