segunda-feira, 13 de setembro de 2004

...Saudades...Amigos...Cheiros e Lisboa...



Confesso que não tenho sentido inspiração para vir escrever a "este cantinho à beira Blogoesfera plantado"... tenho ido ao Cabo Espichel, minha eterna fonte de inspiração, mas nada... tenho olhado a Serra da Arrábida, pelo menos a encosta que vejo aqui de casa não foi visitada pelo fogo, e nada... pensei contratar uma Musa mas as raparigas andam atarefadas com o número crescente de candidatos a escritores que por aí anda... por tudo isto prefiro nada escrever por nada ter para dizer, até eu estou espantado com este súbito momento de lucidez da minha parte e, na estrita observância de valores que prezo e preservo, manter uma atitude de receptor limitando-me a ler alguns blogs... uns mantêm a chama acesa, com coisas para dizer, com coisas para partilhar, outros estão como eu sem inspiração, mas teimam em conspurcar a Blogoesfera... tenho saudades dos meus amigos, acreditem que tenho e que são, Jorge e Ana e dos seus Pesquentinhos e AnaAnes... Tenho saudades de Lisboa, para onde irei voltar muito em breve se Deus quiser e a minha ex-mulher se mudar depressa, tenho saudades de tomar café, nas manhãs de Domingo, na esplanada junto à Igreja da Graça a olhar Lisboa e o Tejo... tenho saudades dos passeios de fim de tarde pelo Chiado entrando aqui e ali nas livrarias que por lá ainda existem... tenho saudades do cheiro a fruta na mercearia da esquina e do odor a papel na Havaneza Bandeira... tenho saudades dos janquizinhos com arroz de tomate que o António faz no Pitéu... tenho saudades dos pastelinhos de bacalhau da Estrêla da Graça... tenho saudades de Lisboa, das suas ruelas estreitas e das largas avenidas, do cheiro a sardinha assada e do elétrico que nos leva e traz da "Baixa"... tenho saudades das conversas com os amigos que comigo se sentaram nos bancos, primeiro, da Voz do Operário, depois na "D.Beatriz" na Rua das Pedras Negras, mais tarde na Nuno Gonçalves, mais tarde ainda no Gil Vicente e muito mais tarde, e já menos, na Faculdade... tenho saudades da cidade. Em breve, muito em breve se Deus quiser e a minha ex-mulher se mudar depressa, vou deixar o campo e o mar e vou regressar a Lisboa... já tenho saudades... Talvez um dia, quando já não tiver energia ou me sentir derrotado pela Vida pense em voltar ao campo e ao mar mas, para já, é tempo de regressar à cidade... talvez afinal ainda exista esperança no "Quinto Império" de Pessoa e de Dominique Roux, por falar nisso, tenho saudades do Botequim...

Sem comentários: