segunda-feira, 18 de abril de 2005

... Conclave ...

Image hosted by TinyPic.com " Michelangelo nasceu a 6 de março de 1475, em Caprese, província florentina. Se pai Ludovico di Lionardo Buonarroti Simoni era um homem violento, "temente de Deus", sua mãe, Francesca morreu quando Michelangelo tinha seis anos... "

Foi pois este o homem, genial, que a 10 de maio de 1508 por incumbência do papa Julio II, inicia um trabalho que apenas terminaria a 1 de Novembro de 1512: Pintar a Capela Sistina no Vaticano.
É este o palco para onde estão virados os olhos do Mundo, cristão e não só. 115 Cardeais estão reunidos, em Conclave, para escolher o futuro Papa que irá suceder a João Paulo II. Só espero, como católico não fundamentalista que acredita que os padres deverão poder constituir família, que acredita que o uso de preservativo deve ser incentivado pela igreja e não condenado porque Deus tem muito que fazer e não pode ser deixada a Ele e aos seus insodáveis desígnios a prevenção, não só da natalidade, mas também das doenças sexualmente transmissíveis. Acredito também que a Igreja se deve modernizar, iluminar, abrir ao Mundo e aos Homens, aos poderosos e aos outros, os esquecidos pela sorte, pela fortuna e pela saúde.
Espero sinceramente que o futuro Papa, seja ele quem for, possa ajudar o Mundo a transformar-se, a tornar-se mais humano, mais solidário, mais justo. Lá estou eu a sonhar acordado...

Sem comentários: