quinta-feira, 22 de junho de 2006

... Xanana exige demissão de Alkatiri ...


... Em 1993, quando Timor era assunto quase esquecido na Imprensa mundial, estive na Austrália a fazer a cobertura de um evento desportivo. No entanto procurei estabelecer contactos com a comunidade timorense e foi aí que conheci José Alexandrino Côrte-Real. Os timorenses de Brisbane chamavam-lhe "O Régulo". Depois de algumas conversas e de ter sido o primeiro jornalista português a ter acesso à famosa cena da troca de relógios, e de poder, entre Xanana e Mah Huno, José Alexandrino, que podem ver na foto ao lado, falou-me em Mário Alkatiri.
Alkatiri vivia em Sidney e dias depois voei até à mais famosa cidade australiana e com o contacto previamente feito consegui uma entrevista.
Confesso que, contrariamente ao que aconteceu com José Alexandrino, não simpatizei com Mário Alkatiri. As suspeitas de então parecem confirmar-se agora com esta demissão anunciada e desejada pelo presidente Xanana.
Infelizmente nunca mais tive notícias de José Alexandrino Côrte-Real. Já na altura o "Régulo" defendia uma aliança Nacional Timorense para garantir a estabilidade no País. Lembro-me de um autocolante que me deu com a bandeira desse movimento colectivo timorense que colei, religiosamente, na minha secretária na TVI, onde ainda deve estar...

Sem comentários: