segunda-feira, 10 de outubro de 2005

... As Eleições em Sesimbra...

... Cumpriu-se tudo aquilo que aqui tinha vaticinado sobre o que poderia acontecer nestas eleições em Sesimbra.
O "meu" PSD, que não é seguramente aquele que estava representado, mal, nas listas concorrentes, caiu a pique.
Em 2001 os resultados para a Camara foram estes,:
"PPD/PSD.CDS-PP: Votos 4048; Percentagem 25,39, Mandatos 2".

Em 2005 a foi este o resultado:

"PPD/PSD.CDS-PP: Votos 2953; Percentagem 17,49; Mandatos 1".

Os números falam por si, 1095 votos a menos o que, num Concelho onde votaram 16888 eleitores, é pouco menos que um resultado miserável. Mas a hecatombe não se ficou por aqui, na votação para a Assembleia Municipal o PSD obteve menos 1033 votos que em 2001, dos 4109 de então para uns humildes 3076 agora, para além de ter conseguido a proeza de perder 2 mandatos, passou de 6 para 4...
Na votação para as Juntas de Freguesia, os maus resultados continuaram. 3910 com 9 mandatos em 2001 para 2986 e 7 mandatos agora, menos 924 votos...
O que terá falhado?
Muita coisa, ou melhor, tudo. Em primeiro lugar uma ausência total de estratégia neste 4 anos. A concelhia do PSD de Sesimbra nada fez para rentabilizar os 2 vereadores conseguidos em 2001. Contrariando algumas opiniões, como a minha, não caeitaram nenhum pelouro, passaram 4 anos a "coçar a micose".
Em segundo lugar fizeram ouvidos de mercador à proposta de se elaborar uma "fanzine" onde mensalmente se prestavam contas sobre as propostas apresentadas na camara, na assembleia municipal, nas juntas de freguesia. Do alto da sua arrogância, não quiseram introduzir o "vereador virtual", um email para onde os municipes poderiam enviar as suas queixas, os seus anseios, as suas opiniões, sentaram-se no alto da sua "imensa sabedoria" e afastaram-se das populações.
Em terceiro lugar ignoraram o conselho de, 2 anos antes das eleições começarem a preparar os candidatos para as eleições deste Domingo. Eram 2 anos a lançar as bases para uma candidatura forte e com fortes probabilidades de vitória.
Finalmente, ignoraram, uma vez mais devido à sua arrogância, os conselhos de apresentar listas com candidatos credíveis e com alguma visibilidade junto das populações. Nada disto foi feito, os candidatos era fracos, muito fracos, o resultado foi aquele que se viu.
Agora apenas resta, em minha opinião, pedir a demissão e regressar à estaca zero, regressar a 1997 e começar tudo de novo para em 2013 tentar, finalmente, vencer em Sesimbra.
No entanto e em bom rigor, tenho para mim como verdade absoluta que aquilo que agora digo vai ter a mesma receptividade que tiveram todas as propostas feitas na noite eleitoral de 2001 e que aqui acabei de publicar, só que contrariamente ao que aconteceu então, as ideias ficam guardadas para mim até que a concelhia de Sesimbra do PSD seja comandada por gente com capacidade para isso...

2 comentários:

Anónimo disse...

Raramente concordei com algumas das suas palavras, mas no que se refere ao PSD nestas últimas eleições em Sesimbra, fui obrigada a concordar desde o início, até no dia em que, no KIP, dizia que "tinha pena que o Palmelão não fosse o nosso candidato em Sesimbra".
Infelizmente para o PSD perdeu-se uma grande oportunidade. Não por culpa dos seus militantes, eu pelo menos estou de fora e você ao que parece também, já que ninguém nos deu cavaco, mas por culpa das cabeças pensantes que estão à frente desta concelhia e que parece que andaram a dormir na forma. Ou então olharam demasiado para o umbigo e esqueceram-se que não se ganham eleições com os votos dos amigos e da família.
Lamento pelo PSD enquanto partido no qual me filiei, mas acho que a partir daqui é mais fácil. Começa tudo do zero e só pode começar bem. Pior é impossível.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Este resultado é a consequência da frase do Prof. Anibal Cavaco Silva "Na politica os incompetentes afastam os competentes". Na Quinta do Conde a JSD renasceu em 2003, era uma equipa coesa e com muito sumo, inclusive os seus temas passaram a ser abordados nos orgãos autarquicos. Mas infelizmente o Núcleo do PSD da Qta do Conde e a Concelhia de Sesimbra trataram de acabar com todo o trabalho realizado! Ou seja em Novembro de 2004, a equipa da JSD demitiu-se (ver site www.jsdquintadoconde.web.pt). Onde havia resultados ... os incompetentes trataram de o anular!
Agora imaginem o trabalho destes incompetentes nos diversos orgãos autarquicos...
e assim se perdeu uma oportunidade de ouro de prestar um bom serviço à população.
Cumprimentos