sábado, 22 de julho de 2006

... Segunda Chance...



... Este texto poderá, para os mais distraídos, ser entendido como um pouco "lamechas" mas em bom rigor não é.
Escrevo-o depois de há umas horas atrás ter sido interpelado por um desconhecido na rua, na sequência do que me tem acontecido nos últimos tempos, e que me perguntou se eu estava na RTP. Tendo respondido que não, que apenas prestei uma pequena colaboração em três transmissões de futebol de praia, o senhor olhou para mim e disse que era "uma injustiça" o que me tinham feito e que eu "merecia mais" do que aquilo que tenho tido. Agradeci e prometi que não iria desistir.
Contudo fiquei a pensar nas palavras daquele senhor e cheguei a uma conclusão contrária.
Não cometeram injustiça nenhuma comigo, tive, provavelmente, aquilo que mereci ou, noutra perspectiva, aquilo que aceitei que me fizessem. Melhor ainda, ninguém me fez rigorosamente nada, eu é que fiz a cama em que me deitei.
É isso mesmo, os passos que dei foram pensados e se correram mal foi porque eu quis arriscar, podem ter estendido a passadeira é certo, mas ninguém me empurrou, o primeiro passo foi dado conscientemente, não tenho por isso que culpar ninguém, nem tão pouco a mim.
Não me posso queixar, já que estou a ter uma segunda chance de recuperar a minha vida e com lucro.
Tenho uma filha linda que Amo e me Ama a mim; uma companheira que, provavelmente não mereço, mas que faz de mim o Homem mais feliz à face da Terra e que comigo partilha esse sentimento em vias de extinção que é o Amor; uma família que me atura os "azeites", uns amigos, poucos, que estão do meu lado quando mais preciso; "irmãos" que me amparam e ajudam a encontrar a Luz. Que mais posso desejar?
Profissionalmente as coisas não correm pelo melhor mas se recuar dois anos, quando não tinha sequer trabalho, até aí estou a ter uma segunda chance. Não é fácil? Efectivamente não. Por vezes sofro na pele injustiças que roçam a humilhação? Sofro, mas mais importante que tudo isso é não me sentir humilhado, porque não humilha quem quer mas sim quem se deixa humilhar. Quantos conseguiriam reerguer-se da lama e continuar a caminhada de cabeça levantada?
O caminho está traçado e apesar das contrariedades e injustiças cá vou "cantando e rindo" porque sou um homem feliz de verdade e quantos daqueles que pensam estar a humilhar-me se podem considerar felizes? Quantos daqueles que pensam ser poderosos o são na verdade?
É bom poder ter uma segunda chance na vida, eu estou a tê-la e só posso dizer Obrigado por isso...

2 comentários:

Autor disse...

É essa a diferença entre os que têm estofo de vencedores, e os que são simplesmente vencidos....!

É a capacidade de depois de cair, levantar, e voltar a escalar, mesmo com dores, mesmo cansado, voltar a escalar...porque quando se voltar ao topo...vai saber MUITO MELHOR!!

Boa Sorte na escalada!!!

Eugénio Queirós disse...

Zé, a tua humildade consegue ser maior que o teu coração.
Lembra-te que por cada 8 medíocres, há um génio e um maluco (ou vice-versa) que fazem sempre a diferença.

É o teu caso.

aquele abraço
EQ