sábado, 30 de agosto de 2003

Guernica



Acabei de falar ao telefone com a Yolanda, uma velha amiga de Madrid, foi a primeira pessoa a falar-me, apaixonadamente, de Picasso e do seu quadro favorito "Guernica" (1937). A Yolanda contou-me a história de "Guernica" quando tinhamos 15 anos...há muito tempo, mas lembro-me da paixão com que o fez. Lembro-me de ter visitado, anos mais tarde, aquela localidade basca com ela, de ter imaginado aquele dia terrível em que a aviação Alemão "carregou" sobre os civis. Lembro-me de, mais tarde ainda e já sem a sua companhia, ter visto o quadro de Picasso na entrada do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em Nova Iorque. Lembro-me de terem tapado o quadro, em Fevereiro deste ano, para que os Cães da Guerra não ferissem a memória do quadro com as suas palavras. As memórias que resvaslam, suavemente, por causa de um simples telefonema...

Sem comentários: