quinta-feira, 16 de outubro de 2003

ESCOLA SECUNDÁRIA DE GIL VICENTE!!!


(Lisboa Antiga - Castelo de S. Jorge e Graça)

Esta gravura foi-me enviada num convite para regressar ao "Gil". Anualmente os Antigos Alunos juntam-se num almoço e recordam os bons tempos que por ali se passaram. No primeiro encontro em que estive presente, quando me estava a inscrever pediram-me a data de nascimento - 1962, disse eu - atrás de mim escuto uma voz - Colega, nesse ano já eu não andava cá há mais de 30 - A beleza e a mí­stica do Gil Vicente. Colega, chamou-me o "colega" que tinha mais de 80 anos e que quando o tratei por "Senhor" se zangou comigo e me obrigou a tratá-lo por tu, ele que era Médico, estudara em Coimbra, mas que nunca esquecera o "Gil".
Ao passar os olhos pela página do Gil na Net não pude deixar de me sentir orgulhoso por constar na lista das "Personalidades" que ali estudaram... Cáceres Monteiro - Jornalista, Garcia Pereira - Advogado e Político, José Carlos Soares - Jornalista, José Saramago - Escritor e Prémio Nobel da Literatura 1998, Márcio Carvalho - Escritor, Maria Rueff - Actriz, Pedro Espinha - Guarda Redes, Rui de Carvalho - Actor... Credo que faço eu ali no meio de tanta gente, realmente importante? Fui colega de alguns deles...O Garcia Pereira, um pouco mais velho mas lembro-me bem dele, o Pedro Espinha com quem joguei várias vezes, sendo que curiosamente nessa altura o titular era eu, a Rueff, mais nova, lembro-me que andava sempre vestida de preto... Faltam aqui alguns, o Carlos Dias da Silva que está na SIC, o Mário Fernando, na TSF, o Castel Branco Presidente da Liga de Basquetebol, o Mário Jorge que jogou no Sporting, o Carlos Pereira que foi presidente da SAD do Farense, o Óscar Mascarenhas, presidente do Conselho Deontológico do Sindicato dos jornalistas e muitos mais.
Foram tempos gloriosos que nem a faculdade conseguiu fazer esquecer, marcaram não só a mim, mas a todos aqueles que por lá passaram.
Por vezes quando vou à  Graça ainda por lá passo, revejo o Sr. Vicente, o Coelho, o António e lembro alguns dos professores que tive...Dr. Vasco Coutinho em Matemática a Dra. Maria Alice Bana e Costa , o Dr. Serrão em Inglês, a Dra. Joana Meires, o Dr. Garrão em Filosofia... o Jolie e as suas gravatas, o Dr. Quezada grande compincha de copos e grande professor... Grande Escola, Obrigado Gil Vicente!!!

Sem comentários: